NARIZ E CAVIDADE NASAL

Filed under , by Aline Ambrósio de Moraes on 17:44

1

O NARIZ possui raiz e base, onde se encontra as narinas, que comunicam o meio externo com a cavidade nasal e estão separadas por um septo (lâmina perpendicular do etmóide, vômer e cartilagem do septo nasal). O ápice do nariz é constituído pelos processos laterais da cartilagem do septo, pelas cartilagens alares maiores e menores e pelas narinas.












O esqueleto do nariz (arcabouço ósteo-cartilagíneo, localizado no centro da face) é ósteo-cartilagíneo, formado pelos ossos nasais e porções das duas maxilas, além de diversas cartilagens nasais. Em crânios preparados a cartilagem é destruída, restando apenas as partes ósseas que delimitam a abertura piriforme (porção óssea formada pelos ossos maxilares e nasais).

A CAVIDADE NASAL inicia-se nas narinas e estende-se até os cóanos (coanas), que são as aberturas posteriores que comunicam a cavidade nasal com a porção nasal da faringe. Os cóanos marcam o limite entre a cavidade nasal e a porção nasal da faringe.









A cavidade nasal é dividida ao meio pelo septo nasal, constituído por partes cartilaginosas (cartilagem do septo nasal - anterior) e ósseas (lâmina perpendicular do osso etmóide - póstero-superior e osso vômer - póstero-inferior).
Cavidade nasal: teto → lâmina crivosa do etmóide e corpo do esfenóide; soalho → processo palatino do maxilar, lâmina horizontal do platino e palato mole; parede medial → lâmina perpendicular do etmóide, vômer e cartilagem do septo; parte lateral → etmóide (conchas nasais superior e média), concha nasal inferior, maxilares, lâmina vertical do palatino; abertura posterior → cóanos.
A cavidade nasal também pode ser dividida em vestíbulo → pequena dilatação revestida de pele com pêlos, imediatamente após as narinas; região respiratória e região olfatória → concha superior e 1/3 superior do septo nasal.





















Na parede lateral de cada metade da cavidade nasal estão as conchas nasais, que aumentam a superfície mucosa da cavidade nasal. As conchas nasais superior e média pertencem ao osso etmóide, enquanto que a concha nasal inferior é um osso individualizado. Meato é o espaço compreendido entre cada concha nasal e a parede lateral da cavidade. O meato superior fica entre as conchas superior e média, o meato médio entre a concha média e inferior, o meato inferior sob a concha inferior.
Meato nasal superior → abertura das células etmoidais posteriores, onde se abrem os seios esfenoidal (recesso esfenoetmoidal) e etmoidal.
Meato médio → bula etmoidal (abertura das células etmoidais médias), hiato semilunar (aberturas dos seios maxilar e frontal - infundíbulo etmoidal) .
Meato inferior → abertura do ducto lacrimonasal, responsável pela drenagem da secreção lacrimal em direção ás cavidades nasais.
A concha nasal superior e o terço superior do septo nasal estão revestidos por mucosa olfatória, já os 2/3 inferiores são revestidos por mucosa respiratória – epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes.


Os SEIOS PARANASAIS são cavidades aéreas presentes na face, em alguns ossos (pneumáticos) do crânio (ossos pneumáticos). Essas cavidades são forrados por mucosa contínua com aquela que reveste a cavidade nasal, onde se abrem. Têm a função de aquecer o ar inspirado, atuar como caixa de ressonância da voz e diminuir o peso do crânio.

Comments Posted (1)

Ajudou muito ! Adorei.

Postar um comentário