PULMÕES

Filed under , by Aline Ambrósio de Moraes on 18:38

0

Os pulmões, principais órgãos do sistema respiratório, estão alojados cada um com o seu saco pleural, de cada lado da cavidade torácica, onde ocorre o encontro do ar atmosférico com o sangue circulante (trocas gasosas – HEMATOSE).
Eles se estendem do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas.

Cada pulmão têm uma forma que lembra uma pirâmide com ápice (superior), base (inferior), três bordas (ou margens) e três faces.
Ápice do Pulmão → Está voltado cranialmente e tem forma levemente arredondada. Apresenta um sulco percorrido pela artéria subclávia, denominado sulco da artéria subclávia. No corpo, o ápice do pulmão atinge o nível da articulação esterno-clavicular
Base do Pulmão → apresenta forma côncava, apoiando-se sobre a face superior do diafragma. A concavidade da base do pulmão direito é mais profunda que a do esquerdo (devido à presença do fígado).

Margens do Pulmão:
anterior → delgada e estende-se à face ventral do coração. A borda anterior do pulmão esquerdo apresenta uma incisura produzida pelo coração, a incisura cardíaca;
posterior → romba e projeta-se na superfície posterior da cavidade torácica. A borda inferior apresenta duas porções: uma delgada que se projeta no recesso costofrênico e outra mais arredondada que projeta no mediastino.

Faces:
costal (face lateral) → relativamente lisa e convexa, voltada para a superfície interna da cavidade torácica;
diafragmática (face inferior) → côncava se assenta sobre a cúpula diafragmática;
mediastínica (face medial, no mediastino*) → região côncava onde se acomoda o coração. Dorsalmente encontra-se a região denominada hilo ou raiz do pulmão.

*Mediastino é o espaço delimitado entre os pulmões, onde há o coração, grandes vasos da base e alguns de seus ramos proximais, parte da traquéia, esôfago, os brônquios principais, nervos, linfáticos e timo (crianças).

O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura oblíqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio. O pulmão esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língula do pulmão.
Cada lobo pulmonar é subdividido em segmentos pulmonares, que constituem unidades pulmonares completas, consideradas autônomas sob o ponto de vista anatômico.
















Pulmão Direito
* Lobo Superior: apical, anterior e posterior
* Lobo Médio: medial e lateral
* Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal medial e basal lateral

Pulmão Esquerdo
* Lobo Superior: Apicoposterior, anterior, lingular superior e lingular inferior
* Lobo Inferior: apical (superior), basal anterior, basal posterior, basal medial e basal lateral

Pleuras → membrana serosa de dupla camada que envolve e protege cada pulmão. A camada externa (pleura PARIETAL) é aderida à parede da cavidade torácica e ao diafragma, esta reflete-se na região do hilo pulmonar para formar a pleura visceral. A camada interna, a Pleura VISCERAL reveste os próprios pulmões (adere-se intimamente à superfície do pulmão e penetra nas fissuras entre os lobos).














Entre as pleuras visceral e parietal encontra-se um pequeno espaço, a CAVIDADE PLEURAL, que contém pequena quantidade de líquido lubrificante, secretado pelas túnicas. Esse líquido reduz o atrito entre as túnicas, permitindo que elas deslizem facilmente uma sobre a outra, durante a respiração. Dentro da cavidade, a pressão é subatmosférica.

Hilo do Pulmão → localiza-se na face mediastinal de cada pulmão sendo formado pelas estruturas que chegam e saem dele, os brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos linfáticos. Os brônquios ocupam posição caudal e posterior, enquanto que as veias pulmonares são inferiores e anteriores. A artéria pulmonar ocupa uma posição superior e mediana em relação a essas duas estruturas. A raiz do pulmão direito encontra-se dorsalmente disposta à veia cava superior. A raiz do pulmão esquerdo relaciona-se anteriormente com o nervo frênico. Posteriormente relaciona-se com o nervo vago.

Comments Posted (0)

Postar um comentário