TRAQUÉIA

Filed under , by Aline Ambrósio de Moraes on 18:36

0

Tubo formado por cerca de 20 semi-anéis de cartilagem hialina, cartilagens traqueais superpostas unidas entre si pelos ligamentos anulares. Os semi-anéis posteriormente são completados por m.liso (m.traqueal e tecido elástico).

Internamente a traquéia é forrada por mucosa, onde abundam glândulas, e o epitélio é ciliado, facilitando a expulsão de mucosidades e corpos estranhos.
A traquéia é anterior ao esôfago e divide-se originando os brônquios principais ou de primeira ordem direito e esquerdo. O anel traqueal presente na bifurcação apresenta uma crista interna, a carina.


Traquéia → brônquios principais ou de primeira ordem (direito e esquerdo) → brônquios lobares ou de segunda ordem (direito: brônquio lobar superior, médio e inferior; esquerdo: brônquio lobar superior e inferior) → brônquios segmentares ou de terceira ordem → bronquíolos → Árvore brônquica (série de ramificações de cada brônquio principal nos pulmões).

Os brônquios principais fazem a ligação da traquéia com os pulmões, são considerados um direito e outro esquerdo. A traquéia e os brônquios extrapulmonares são constituídos de anéis incompletos de cartilagem hialina, tecido fibroso, fibras musculares, mucosa e glândulas.
O brônquio principal direito é mais curto, mais calibroso e mais verticalizado, sendo por este motivo o local de maior probabilidade de alojamento de corpos estranhos que tenham sido aspirados. O brônquio principal esquerdo é mais fino, mais longo (coração) e mais horizontalizado.
















Os brônquios principais entram nos pulmões na região chamada HILO, o hilo pulmonar direito tem como seqüência, de superior para inferior, brônquio, artéria e veia; enquanto o hilo do pulmão esquerdo apresenta: artéria, brônquio e veia.
Assim como a traquéia, os brônquios principais contém anéis de cartilagem incompletos. Ao atingirem os pulmões correspondentes, os brônquios principais subdividem-se nos brônquios lobares. Os brônquios lobares subdividem-se em brônquios segmentares, cada um destes distribuindo-se a um segmento pulmonar. Os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados bronquíolos. As paredes dos bronquíolos contém músculo liso e não possuem cartilagem.
Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados ductos alveolares. Estes ductos terminam em estruturas microscópicas com forma de uva chamados alvéolos. Os alvéolos são minúsculos sáculos de ar que constituem o final das vias respiratórias. Um capilar pulmonar envolve cada alvéolo. A função dos alvéolos é trocar oxigênio e dióxido de carbono através da membrana capilar alvéolo-pulmonar.

Comments Posted (0)

Postar um comentário